Se você já tem um site, chegou a hora de conhecer quais ações te ajudam a conquistar mais visualizações e aumentar o tráfego de usuários.

Para melhorar sua estratégia digital, você precisa entender o que é tráfego pago e orgânico. Bora aprender? Selecionamos algumas ações que podem te ajudar a aumentar os acessos do seu site e tornar sua marca mais conhecida na internet.

O que é tráfego orgânico

Sabe quando você vai no Google, procura por alguma coisa e vem um monte de resultados na sua pesquisa? Então, tirando os sites que compram anúncios (que ficam geralmente nas 3 primeiras posições e sinalizados), o restante são frutos de um SEO (Search Engine Optimization) bem feito e de um resultado orgânico, ou seja, sem interferências de tráfego pago ou mídias.

Como conquistar ranqueamento orgânico?

A técnica de SEO consiste, basicamente, em utilizar palavras-chave de mais relevância nos textos e descrições dos seus produtos e serviços. Você consegue fazer isso de algumas maneiras, mas a que vamos frisar aqui é pelo site Ubbersugest. 

Vamos supor que você tenha uma loja de bolos. É só entrar no site da Ubbersugest, pesquisar por “bolo” e entender quais são as palavras relacionadas mais pesquisadas em relação ao termo. Daí é só produzir os conteúdos com base nessas palavras e termos de busca. 

A todo o momento, o Google e outros sites de pesquisa tem robôs que ficam circulando pela internet atrás de conteúdo e que os classificam de acordo com o texto, assunto, etc.

Se o Google mostra o seu site no resultado da busca e ele é clicado pelo usuário, o Google entende que aquele site pode ser relevante para aquele termo. Dessa maneira, quanto mais pessoas fazem este movimento, você vai aumentando sua reputação para aquele termo e conquistando posições de destaque nos resultados de pesquisa. O inverso também pode acontecer.

+Leia mais: Guia definitivo de SEO para e-commerce!

Tráfego pago: o que é e por onde começar?

Como o próprio nome sugere, são estratégias que exigem um pagamento para que você consiga atingir seu público.

Esse tipo de dinâmica também é muito vantajosa. Você tem como, por exemplo, segmentar seus anúncios, por idade, localização, interesses, comportamentos de navegação e outras informações para capturar o público-alvo do seu negócio. 

Os anúncios são feitos em plataformas como o Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, entre outras.

Também existem empresas como a Taboola e Outbrain focadas em conteúdo. Com elas, é possível exibir seu material nos principais portais do Brasil e do mundo utilizando as estratégias de tráfego e mídia paga. 

Escolha a melhor plataforma para a sua estratégia e defina um orçamento para começar suas campanhas. 

#FicaADica: todas as ferramentas citadas têm um período de aprendizagem e precisam ser configuradas em relação ao público que será atingido (dentro das suas próprias recomendações). Portanto, não se desespere se os primeiros resultados das suas campanhas de mídia apresentarem algumas variações. É justamente esse aprendizado que permite que você descubra quais são as melhores segmentações e configurações para usar nas suas campanhas. 

Todas as opções devem ser escolhidas de acordo com a sua estratégia. Você pode pagar por cada clique que receber, pelas vezes em que seu anúncio aparece, por aquisição ou até mesmo, fechando pacotes para manter mídias fixas em sites de parceiros.

As estratégias para estimular o tráfego orgânico ou pago do seu site, podem servir como parte da sua presença digital, sendo explorada de forma recorrente e não apenas em tempos de crise.

E se você chegou até aqui, aproveite para conferir mais conteúdos como este e nos acompanhe para estarmos cada vez mais #JuntosNoDigital!