Já não basta ter qualquer site. É preciso entregar aos clientes um ambiente seguro e que garanta credibilidade. Nesse sentido, contar com um certificado de segurança é extremamente valioso.

Pense bem: como atualmente são milhões de informações trocadas a todo momento, a segurança se faz mais necessária que nunca. 

Acompanhe o conteúdo que preparamos para entender mais sobre assunto e por que é tão relevante investir em um certificado de segurança!

O que exatamente é um certificado de segurança?

Ao entrar em qualquer site na internet, você pode reparar como na barra do endereço, lá em cima, sempre estão as letras HTTP ou HTTPS, certo? Pois HTTP é sigla de HiperText Transference Protocol, que nada mais é que um protocolo padrão para web. É por meio dele que o navegador solicita ao servidor as páginas da internet, possibilitando o acesso a blogs, e-commerces e sites em geral.

Mas muita atenção aí: quando você lê apenas HTTP, sem o S no fim, quer dizer que a navegação do site não confere segurança. O que isso significa na prática é que não há nenhum tipo de criptografia para impedir invasores de modificarem ou mesmo roubarem as informações transferidas por ali. 

Por outro lado, o HTTPS, geralmente mostrando um cadeado antes da sigla, sinaliza que existe proteção. Estamos falando do certificado SSL, sigla que vem do termo Secure Sockets Layer, que define a camada de proteção do site em questão. Esse certificado é responsável por criptografar todas as informações que circulam pela página. 

Qual a importância do certificado para seu negócio?

Desde julho de 2018, com o lançamento do Chrome 68, o Google inaugura a era da internet segura. O que isso significa? Simples: desde então, ele vem penalizando os sites que não possuem o HTTPS em relação à indexação. Quando isso acontece, a página perde posições e, consequentemente, deixa de ter tantos acessos quanto antes. E é claro que ter um site para não ser visto definitivamente não é o objetivo.

Existem tipos diferentes de certificado SSL?

Existe sim mais de uma categoria SSL e as validações acabam variando. Conheça a seguir cada uma delas e o que podem fazer por seu endereço digital.

  • validação de domínio: é um dos certificados mais conhecidos, indicado para sites menores, que precisam apenas de criptografia em seus domínios;
  • validação da organização: além de validar o domínio, esse certificado checa as informações da organização, devendo ser usado por endereços que recebem dados confidenciais dos usuários, como número de cartão de crédito e endereço;
  • validação estendida: tem alto nível de segurança e confiabilidade, porque faz as verificações anteriores e mostra o nome da empresa em verde na URL, devendo ser usada por bancos e financiadoras, por exemplo.

Por que investir em um certificado de segurança?

Por si só, garantir uma boa indexação no Google já é uma grande vantagem proporcionada pela aquisição do certificado SSL. Mas os benefícios não param por aí!

Rapidez no carregamento

O aumento da velocidade do site é uma vantagem significativa que o protocolo de segurança traz. É isso mesmo: comprovadamente e ao contrário do que muitos falam, o SSL faz as páginas carregarem com mais agilidade

Ganho em confiabilidade

Quem navega bastante na internet costuma dar preferência a sites seguros, com HTTP e o famoso cadeado antes do endereço. E o fato é que estar de acordo com esse padrão é também garantir uma boa experiência aos usuários. Com essa adequação, você mostra ao público que respeita sua privacidade e protege seus dados. 

Com o certificado, contas com pagamento via cartão de crédito ou débito online são favorecidas, já que, ao saberem que estão em um ambiente seguro, os consumidores ficam mais tranquilos para realizar ali suas transações.

Diminuição de ações corretivas

Qualquer quebra no fluxo de informações seguras pode gerar prejuízo para o negócio, até porque lidar com informações de terceiros é arriscado quando seu ambiente virtual não tem segurança. Assim, em vez de consertar problemas, é melhor evitar que eles apareçam, não acha? 

É válido lembrar sempre: quando você perde clientes ou leitores, pode ser bem complicado reconquistá-los — muitas vezes até impossível. Isso sem contar que ainda é preciso lidar com a propaganda negativa que costuma ser feita nesses casos, ampliando o prejuízo à marca. Se é possível eliminar previamente uma das causas mais comuns para esse tipo de transtorno, por que não?

Adequação aos padrões atuais

Como você já sabe, estamos vivendo a era da informação segura. Ficar de fora é um retrocesso a qualquer negócio, seja ele um site de conteúdo ou um e-commerce. Ao optar pelo certificado SSL, você mostra que seu site é íntegro, autêntico, atualizado.

Seja para uma loja, um blog corporativo ou um site de conteúdo, a dica é uma só: garantir um certificado de segurança para seu negócio digital significa adequar-se às novas regras em um momento em que a segurança da informação é extremamente importante. Há, ainda, o fato de que os certificados transmitem confiabilidade às pessoas, melhorando (e muito) a experiência dos usuários. E o bom ranqueamento no Google é um benefício extra!

Sites e lojas com certificado de segurança dão mais respaldo ao usuário.

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