No campo da tecnologia surgem a todo tempo novos programas, dispositivos e serviços, mas a relação que importa, continua sendo a que existe entre o negócio e o cliente. Em outras palavras: o sucesso do cliente é o seu sucesso.

Neste texto você entenderá melhor como converter e reter clientes. Vai aprender como um desenvolvedor pode agregar valor ao seu serviço, e vai conhecer ações práticas de pós-venda que podem ser feitas agora mesmo.

1. Conheça seus clientes

Entender quem são seus clientes e suas reais necessidades é muito importante. Isso permite que você se antecipe às necessidades deles. Na correria do dia a dia, alguém oferecendo o máximo de facilidade e soluções vai ajudar muito no sucesso do negócio.

É importante não se apegar somente às questões técnicas. O desenvolvedor deve ir além, entender todas as questões relacionadas ao negócio do cliente e sugerir como implementar melhorias na prática.

Use ferramentas de gestão para colher todas as informações necessárias desde o primeiro contato e documente o que conseguir reunir. Isso poderá servir para reconhecer dados importantes desses contatos. 

Outra dica fundamental é a pesquisa no segmento de atuação do seu cliente. Isso poderá te ajudar a oferecer o que realmente funciona para o projeto e ainda agregar valor desde o início do projeto!

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2. Ofereça um plano de atendimento

Faça um acompanhamento no pós-venda logo nos primeiros dias após a entrega, mostrando como a solução está dando certo ou, ocorrendo algum imprevisto, se é possível corrigir o rumo antes da expiração do primeiro contrato. Em ambos os casos, um relacionamento fortalecido e proativo garante que o cliente fique satisfeito e queira continuar com você.

Outra opção é oferecer frequentemente um atendimento para acompanhar o desempenho do seu cliente a médio e longo prazo. Você poderá oferecer auditorias e análises de forma recorrente para desenvolver ainda mais melhorias no projeto.

Dessa forma, em vez de vender a velha solução “tamanho único”, você irá coletar, analisar e usar dados para melhorar a experiência do seu cliente e fidelizá-lo.

3. Aumente seu portfólio

É normal que com o tempo e com o volume de clientes na carteira, você consequentemente esteja atendendo alguns nichos específicos. Isso pode servir para que você aprimore o seu portfólio.

Se você realiza jobs para aplicar estratégias de marketing digital, pesquise as tendência do mercado e encontre novas formas para agregar valor ao seu serviço, e até acrescentar novos trabalhos. 

O uso de softwares e ferramentas também podem oferecer mais flexibilidade e variedade para o seu dia a dia. Lembre-se que existem clientes que podem adotar novas tecnologias como cloud computing, aplicativos para empresas, meios de pagamento e muitos outros serviços que podem ser buscados futuramente. 

Fique atento e faça uma projeção para identificar o que está faltando no seu portfólio!

4. Seja transparente

Atender às expectativas requer ser transparente com relação a prazos, entregas e serviços oferecidos. Deixe claro os canais e horários de atendimento. Deixe bem definido também o que é responsabilidade do cliente, o que é responsabilidade do desenvolvedor e o que é responsabilidade do fornecedor de infraestrutura.

Dividir as responsabilidades e deixá-las claras é muito importante. É mais fácil cobrar e definir prioridades quando sabemos o que é direito nosso e o que não é.

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