Mesmo que o foco da sua empresa não seja diretamente ligado à tecnologia, a verdade é que é impossível falar de negócios hoje em dia sem passar pela estratégia digital. Adaptar-se ao ambiente digital e usar tecnologias para aprimorar as operações da empresa são medidas essenciais para crescer em um cenário cada vez mais competitivo e mutável. Por essas e outras é que a transformação digital ganhou tanta importância no mundo corporativo atual.

A transformação digital pode ser entendida como a adoção de processos e práticas capazes de tornar as empresas mais competitivas perante um mercado cada vez mais digital. À medida que esses processos são implantados, o negócio alcança a maturidade digital. Entretanto, quais são os demais impactos da transformação digital e como sua empresa pode se beneficiar? Acompanhe os próximos tópicos para descobrir!

Afinal de contas, o que é maturidade digital?

O termo maturidade digital tem sido utilizado para descrever o quão adaptada uma empresa está para competir em um ambiente cada vez mais digital. Ultrapassando a infraestrutura empresarial convencional, a maturidade digital envolve a força de trabalho, a cultura, a estratégia e a estrutura do negócio.

Na prática, muitas pessoas passam mais tempo discutindo negócios digitais que efetivamente os incorporando em seu cotidiano. A maturidade digital tem mais a ver justamente com a incorporação e o preparo da equipe para usar as tecnologias em prol de seus objetivos do que em dar treinamentos e ter equipamentos caros. É essencial reavaliar constantemente seus processos e projetar estratégias de longo prazo.

Quais são os impactos da transformação digital nas empresas?

A tecnologia trouxe mudanças significativas para a maneira com que as pessoas se relacionam e se comunicam, certo? Pois o universo empresarial também se transformou! Para as empresas, a tecnologia trouxe novos processos, além de formas diferentes de avaliar o comportamento do consumidor e fazer a gestão de equipes, por exemplo. Entenda!

Preparo técnico da equipe

Um dos grandes impactos da busca pela transformação digital é facilmente visto pela necessidade de um maior preparo técnico da equipe. Afinal, gestores têm que estar bem capacitados, com conhecimentos práticos e teóricos, para adaptar a empresa ao contexto em que atua.

Aumento da lucratividade

Segundo uma pesquisa do MIT veiculada no New Frontier Group, as empresas que veem na transformação digital uma oportunidade alcançam 26% mais de lucro em comparação com suas concorrentes. Esse estudo envolveu companhias bastante experientes, nem todas tendo nascido prontas para as tecnologias que tanto transformaram o mercado nas últimas décadas.

As chamadas digitais não só investem em tecnologia para transformar a experiência do consumidor e suas próprias operações, como também para mudar seus modelos de negócios e ampliar as capacidades de seus líderes. 

Aprimoramentos na jornada do consumidor

Um dos grandes impactos trazidos pela transformação digital está na forma como encaramos a jornada do consumidor. Com mais recursos para entender o comportamento do cliente, ficou bem mais fácil estreitar o relacionamento com o público. 

Além disso, o ciclo de compras mudou bastante. Hoje, o cliente pode ter contato com seu produto, serviço ou marca por meio de uma série de canais: redes sociais, influenciadores digitais, e-mail marketing ou mesmo pela publicidade tradicional. Esse consumidor já chega até seu negócio mais informado, o que pode encurtar o ciclo de vendas. Viu como é essencial agregar boas informações ao que a empresa oferece?

Já que uma boa parte da jornada do consumidor acontece virtualmente, as empresas precisam ter uma presença online marcante. Para isso:

  • conte com um site rápido, otimizado para a experiência do usuário e para o uso em dispositivos móveis;
  • ofereça uma boa descrição de seus produtos e serviços, verificando a possibilidade de contar com um e-commerce; 
  • responda às dúvidas, solicitações e reclamações sobre sua marca em fóruns e redes sociais; 
  • assegure-se de que seus perfis no Facebook, Instagram, LinkedIn e/ou YouTube estejam ativos.

Lembre-se também de usar seus canais para conhecer um pouco mais sobre seus clientes. Faça questionários e identifique as dúvidas mais frequentes. O importante é fazer com que sua marca seja memorável e proporcione uma ótima experiência para os usuários em todos os pontos de contato.

Automação de tarefas

Outra grande mudança trazida pela transformação digital é a possibilidade de automatizar tarefas, transformando tanto sua execução como sua organização. Acredite: graças à tecnologia, as empresas têm a possibilidade de tornar seus processos de vendas e suas ações de marketing mais ágeis com investimentos menores.

Com a ajuda de sistemas de automação de tarefas, as empresas ganham maior agilidade em suas atividades. Indo além da eficiência, aliás, ganham também no acompanhamento do desempenho, já que essas ferramentas geram relatórios automaticamente, coletando e processando informações em tempo real. 

Com esses recursos, o gestor consegue enxergar seu negócio de maneira mais ampla e as equipes também podem trabalhar de maneira mais integrada, desde que os sistemas as ajudem a acompanhar os processos umas das outras e a aprimorar a comunicação entre diferentes departamentos.

Automação em marketing

Como já mencionamos rapidamente, a transformação digital também traz novas perspectivas para o marketing. Ao oferecer conteúdos voltados ao interesse do público-alvo e colocá-lo em contato direto com a empresa, o gestor ganha mais recursos para entender como o cliente vê seus produtos e serviços, podendo preparar ofertas realmente personalizadas.

Redução de erros

As tecnologias não só automatizam processos como, se bem manejadas, reduzem a ocorrência de erros. Com a automação de pagamentos, por exemplo, é possível agilizar o processo de compra, reduzindo o tempo de indecisão do cliente.

A segurança proporcionada também ganha melhorias com a adoção de tecnologias. Com uma boa estratégia de marketing digital, dá para transformar a maneira como sua marca se posiciona no mercado e até mesmo antever novas oportunidades de atuação. 

Para que o processo de transformação digital gere resultados efetivos para sua empresa, é preciso que gestão e equipe estejam preparados para implantar novos procedimentos, alcançando assim a tão desejada maturidade digital.

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