Posicionar uma empresa na web é muito mais do que oferecer bons produtos. É preciso divulgar o negócio em várias plataformas e, junto a isso, há a necessidade de um trabalho eficaz de gerenciamento de redes sociais.

Trabalhar nesses ambientes traz possibilidades amplas, desde o aumento da visibilidade até o ganho em um canal de atendimento. No entanto, gerenciar redes sociais é um trabalho contínuo e que exige um planejamento e uma execução estratégica. Dessa forma, sua marca conseguirá aproveitar todos os ganhos de um posicionamento adequado nas redes sociais.

Saiba agora como fazer um gerenciamento de mídias sociais de qualidade, pensando no desenvolvimento do negócio, no relacionamento com o público e em outros pontos essenciais! Vamos lá?

Por que sua empresa deve estar nas redes sociais?

É fundamental ter um planejamento estratégico por trás de seu funcionamento, o que envolve visibilidade e ações de marketing. Assim, o seu público-alvo saberá do trabalho que o negócio está colocando em prática. Além disso, as mídias sociais são plataformas de aproximação, interação e atendimento ao cliente. 

Conheça algumas vantagens das redes sociais para a sua marca!

Aumentar a visibilidade da sua marca

Por mais que seja possível encontrar um e-commerce pelo Google, é cada vez mais comum que os usuários façam uma extensão dessa busca nas redes sociais. Ter uma página atualizada e que se comunique bem com o público é algo que traz credibilidade. Essa divulgação positiva ajuda a trazer mais autoridade e visibilidade para o negócio.

Consequentemente, novos seguidores, oportunidades e clientes poderão ser gerados.

Ter um canal de comunicação e interações

Redes sociais também funcionam como um canal de troca, ou seja, não basta somente postar conteúdos para alcançar o público. Nesses ambientes, o canal de comunicação é de via dupla e, por isso, o gerenciamento de redes sociais se faz importante. A interação é um fator diferencial que agrega muito valor a plataformas como o Facebook, Twitter e Instagram — e isso precisa ser valorizado.

Para o consumidor, curtir ou seguir uma página é a garantia de que ali está se iniciando uma relação. Por meio do feed ou linha do tempo, é possível acompanhar postagens sobre produtos, promoções, lançamentos e outros fatos importantes. Esse canal de comunicação também é um espaço para que o público emita sua opinião, interaja com as postagens e consiga o atendimento.

Investir em ações de marketing

O marketing nas redes sociais é uma realidade concreta e extremamente importante. O trabalho online de exposição de marcas, com o gerenciamento de interações e de veiculação de campanhas, é indispensável. Por meio dessas plataformas, é possível mostrar a “cara” da empresa, definindo um posicionamento que seja alinhado com o que seu público espera.

Com um espaço nas redes sociais, é possível gerar conteúdo de valor ao consumidor e realizar ofertas mais bem direcionadas. Também há a opção de veicular anúncios pagos, que têm como grande destaque a possibilidade de segmentação avançada. Assim, você expõe sua marca e desenvolve campanhas e ações que alcançam exatamente quem interessa.

Qual é a importância de uma boa gestão de redes sociais?

O gerenciamento de redes sociais feito dentro de bons parâmetros viabiliza ganhos estratégicos indispensáveis. O impacto mais importante é junto ao público, já que essas plataformas são importantes ferramentas de aproximação e de construção de uma relação.

Passar a mensagem certa ao público

As redes sociais são canais de comunicação e, dentro disso, o principal uso é para a entrega da ideia central de uma empresa, suas ofertas e seu posicionamento. Com o tom e a linguagem adequadas, abordando o que é de interesse do público, bons resultados são conquistados.

Veicular campanhas para aumentar conversões

As campanhas nas redes sociais são parte fundamental de uma estratégia de comunicação. Existem diferentes tipos de ação de divulgação e entre as principais estão:

  • campanhas sazonais em datas específicas;
  • lançamentos de novos produtos;
  • campanhas de liquidação e ofertas;
  • descontos;
  • ações de última hora.

Você também pode investir em anúncios pagos para alcançar novos públicos e aumentar suas taxas de conversões. 

Conquistar engajamento

O nível de envolvimento de um consumidor com a sua empresa é algo que tem grande valor. O engajamento é o resultado de um bom número de interações e de participação do público com tudo que é postado nas redes sociais do seu negócio. Na prática, essa proximidade mostra que aquelas pessoas se identificam, gostam do seu conteúdo e são favoráveis às suas ideias.

Na internet os feedbacks são percebidos em tempo real, o que pode contribuir com seu conhecimento e estratégias futuras. Por isso, fique de olho e acompanhe suas ações!

Montando uma estratégia nas redes sociais

Quer saber como definir uma estratégia eficiente? Tudo começa por meio de alguns passos básicos. Vamos descobrir como dar início à jornada do seu negócio nas redes sociais? Confira!

Escolha em quais redes sua empresa estará presente

Existem diversas redes sociais que podem ser utilizadas para gerar negócios e aproximar sua empresa do público-alvo. Portanto, sua primeira estratégia é encontrar quais opções podem te conectar a potenciais contatos. Faça um estudo e acompanhe seus concorrentes para reconhecer onde investir

Seu público pode estar no Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter ou redes sociais nichadas, como Discord e Twitch, por exemplo. 

Encontre as opções favoráveis ao seu negócio e aposte nas funcionalidades diferenciadas que cada rede possui.

Faça um planejamento de postagens

Não é aconselhado fazer muitas postagens diárias, mas também não é recomendado aparecer uma vez ou outra. Antecipadamente, planeje o que será publicado, alternando ofertas, campanhas e posts para gerar interação com o público. 

Um calendário de marketing poderá ser produzido para iniciar suas ações e encontrar oportunidades em paralelo ao mercado. 

Compartilhe conteúdos do seu site ou blog

As redes sociais são canais importantes para aumentar o tráfego de um site e conquistar conversões. Se você possui um e-commerce ou blog, faça conteúdos que levem o usuário a visitar suas páginas. Essas ferramentas podem atuar na distribuição de conteúdos e podem servir para aumentar o número de visitas e impulsionar suas vendas. 

Faça posts interativos e humanize sua marca

A interação, a propósito, é fundamental para gerar o engajamento e humanizar uma marca. Isso é sinal de que seu público tem simpatia pelo seu conteúdo e realmente se interessa pelo que é veiculado.

Faça descrições que tenham uma linguagem interativa, estimulando a participação dos seus seguidores. Não deixe de apostar em publicações com pessoas reais, ajudando a humanizar ainda mais a sua marca.

Quais ferramentas podem facilitar o gerenciamento?

O gerenciamento de redes sociais, atualmente, pode ser facilitado com o suporte de algumas ferramentas de automação de marketing. Elas servem para criar comunicações, agendar postagens, mensurar os resultados das suas ações e deixar todo esse trabalho mais prático. Entre as principais, vale o destaque para:

  • Hootsuite;
  • Quintly;
  • Google Analytics;
  • Canva;
  • Post Planner;
  • mLabs;
  • Mention.

E então, curtiu o conteúdo? Acompanhe o Blog da Locaweb para conhecer novas estratégias!