Entre as missões de desenvolvedores, divulgar trabalhos é uma das que mais causam dúvidas. Afinal, todo profissional do segmento quer colocar seus projetos em destaque para atrair novos clientes. Isso representa boas oportunidades de trabalho e naturalmente mais resultados.

Com algumas boas práticas é possível manter seu portfólio sempre atualizado e em destaque. Isso vai aproximar seu talento profissional de pessoas que estão em busca de desenvolvedores competentes e experientes para seus projetos. Que tal unir oferta e procura?

Neste conteúdo você saberá como divulgar trabalhos e atrair mais clientes. Veja algumas dicas valiosas para ser visto pelos seus futuros clientes!

1. Cuide do seu marketing pessoal

Desenvolvedores que atuam por conta própria no mercado não representam nenhuma empresa a não ser eles mesmos. Por isso, se você está em busca de novas oportunidades de trabalho, cuide bem da sua imagem profissional. O marketing pessoal é muito importante para profissionais que trabalham como freelancers.

Primeiramente, apresente-se de maneira profissional. Tenha a sua própria marca (que pode ser o seu nome) e se faça presente nas redes sociais. A sua postura e abordagem também devem ser profissionais, mostrando que você sabe lidar com o cliente e que é alguém confiável para um projeto importante.

Não se esqueça de se posicionar no Linkedin mostrando suas habilidades e competências profissionais pois algumas das maiores empresas podem encontrar você e realizar um contato para o seu próximo projeto.

2. Desenvolva um portfólio atrativo

O desenvolvedor tem no portfólio a sua principal ferramenta para divulgar trabalhos. Ele vai funcionar como o seu catálogo de referência, ou seja, você está capacitado a realizar projetos daquele nível para qualquer cliente. Na hora de criar seu portfólio, lembre-se de algo básico: ele precisa mostrar seus trabalhos e resultados conquistados, afinal, seu trabalho gira em torno disso. 

Insira seus melhores trabalhos de forma visual, sempre variando as ofertas. Isso ajuda a garantir clientes de diferentes origens e com interesses distintos de projetos. Divulgue amplamente seu portfólio e espere pelas oportunidades!

3. Crie um blog e produza conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das vertentes mais interessantes e que têm atraído público para materiais educativos e informativos. Uma das plataformas mais atrativas é um blog!

Por lá você pode compartilhar posts sobre projetos, profissão, conteúdos mais técnicos ou  assuntos gerais sobre o cotidiano de desenvolvedor. 

Você ainda pode usar essa visibilidade para divulgar trabalhos e conseguir mais jobs aliando técnicas de SEO e palavras-chave!

4. Participe da comunidade profissional

Nada é mais valioso para estar no mercado de trabalho do que uma rede de contatos sólida e extensa. O networking é fundamental em qualquer segmento, mas ainda mais relevante quando se trata de profissionais desenvolvedores.

Participar da comunidade do segmento e ser um membro ativo pode trazer muitas vantagens. Para isso, é preciso ir a eventos, hackathons, feiras e palestras da profissão, participar de convenções e endossar discussões em fóruns e grupos pela web.

Estar ativo nesses eventos, ocasiões e espaços vai ajudar você a ter destaque, se mostrando para o mercado. Por mais que estejamos falando apenas de profissionais do segmento, o networking pode render boas recomendações para alguns jobs. Para isso, seja proativo, compartilhe conhecimento e esteja disponível para todos!

5. Capte clientes por canais de divulgação

Há muitas formas de divulgar trabalhos e conseguir boas oportunidades de jobs pela internet. Limitar sua oferta apenas ao portfólio pode ser um erro e, com cada vez mais plataformas, é importante entender quais delas cabem seu posicionamento profissional.

As redes sociais são boas alternativas, desde que você consiga valorizar seu marketing pessoal. Por lá você pode criar suas páginas institucionais, compartilhar conteúdo útil e programar ações pagas por meio de links de divulgação.

6. Faça parte da Locaweb Pro

Nem sempre é simples se posicionar no mercado! Além de ter que se atualizar constantemente na profissão e trabalhar em seus projetos, também ter que negociar com clientes gera muitas demandas. Diante disso, a Locaweb Pro oferece uma rede que ajuda a gerar negócios e desenvolver suas ideias para atuar como freelancer, agência digital ou revendedor. Por meio dos planos de parceria, o desenvolvedor tem suporte para construir uma carteira de clientes sólida e que ajude a manter uma regularidade nos rendimentos.

Com essas dicas você vai poder se posicionar melhor, valorizar sua imagem profissional e se mostrar para o mercado. Assim, mais jobs estarão perto de você o tempo todo!

Aproveite para visitar o site da Locaweb Pro e descubra como começar a desenvolver resultados no mercado!