Diversos empreendedores estão se preparando para aproveitar as próximas datas comemorativas e estimular as vendas e o giro de estoque nos próximos dias.

Para isso, existem algumas etapas essenciais para definir um plano estratégico, sem dispensar alguns cuidados essenciais na internet. 

Confira nossas dicas para dar start no seu plano de vendas!

1. Verifique o funcionamento da sua loja virtual

O comércio virtual exige alguns cuidados para garantir o desempenho de uma página na internet e facilitar a interação que o cliente terá ao longo da sua jornada de vendas.

Por isso, avalie a estabilidade da sua hospedagem de sites, os recursos de segurança e os meios de pagamento para garantir que tudo funcionará de forma eficaz. 

Lembre-se que o tráfego poderá ser feito através de dispositivos móveis, como celulares e tablets e para isso, sua loja virtual precisa ser responsiva para não comprometer a navegação dos usuários.

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2. Planeje-se com antecedência

O planejamento é essencial para aproveitar a força das datas comemorativas. Especialistas indicam que você pense nas suas campanhas com antecedência para garantir o desempenho do seu site, selecionar os produtos e as promoções e iniciar as comunicações. 

Com a crise, as próximas datas comemorativas estão sendo ainda mais aguardadas. O ideal é que você, empreendedor, crie um calendário e faça um mapeamento de datas importantes para o seu ramo de atuação, encontrando opções que permitam boas oportunidades para se comunicar e vender para o seu cliente.

De maneira geral, existem algumas datas importantes para o varejo eletrônico nas próximas semanas como dias das mães, dias dos namorados e dia do frete grátis.

Escolha quais serão trabalhadas planeje-se com as dicas a seguir!

3. Personalize sua vitrine

A vitrine da sua loja virtual tem o mesmo potencial que em uma loja física. Isso significa que você deve caprichar em uma comunicação visual personalizada. 

As formas com que seus produtos serão destacadas na sua página inicial também influenciam nas vendas. Por isso, use boas imagens e adicione todas as informações importantes dos produtos.

Algumas lojas virtuais oferecem recursos para personalizar as cores, o menu e as disposição dos produtos mais eficazes para a data – facilitando as interações e o ciclo de vendas desde as primeiras páginas. 

Outra estratégia adotada é o uso de pop-ups, formulários e landing pages para captação de contatos ou compartilhamento de ações surpresas e exclusivas para os visitantes!

Construa uma jornada e explore novas estratégias para a sua loja virtual. Para isso, conheça as funcionalidades da sua ferramenta ou encontre uma plataforma com tudo o que você precisa para vender online.

4. Faça comunicações personalizadas com e-mail marketing

Uma ferramenta de e-mail marketing permite a criação de comunicados com o uso de templates, links e campos personalizados. Além disso, você também pode enviar e-mails para listas diferentes e programar os disparos de forma automática. 

A fácil integração com lojas virtuais, permite ainda recursos que ajudam a identificação de abandono de carrinho, inscrição em newsletter e outras conversões que segmentam seus contatos por por interesses ou comportamentos.

Dica: se já existe uma base de contatos e clientes que já interagiram com seus produtos, envie comunicações personalizadas para reativar seus interesses. E aproveite para surpreender os clientes que abandonaram o carrinho com descontos!

Lembre-se de criar comunicados, conteúdos e campanhas que sempre representam a sua marca e que possam atrair sua rede para novas conversões. 

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5. Crie ofertas especiais

Uma das opções mais oferecidas para estimular as vendas em datas comemorativas são descontos, uso de cupons, frete grátis e brindes especiais. 

Mas, antes de começar suas próximas ações, aproveite para revisitar os resultados extraídos no ano anterior. Você poderá entender o que mais funcionou e quais foram as maiores buscas dos seus clientes para tornar suas ações ainda mais assertivas. Verificar o Google Analytics, o sucesso de campanhas de redes sociais e e-mails marketing são bons caminhos para insights.

+Leia mais: 17 ferramentas essenciais para vender na internet!

6. Engaje e surpreenda seus consumidores

Como você pode surpreender o seu cliente?

Com a variedade e diversidade de negócios e opções, as empresas que apostam em engajamento saem cada vez mais na frente. 

A experiência do cliente começa desde as primeiras buscas pelo seu serviço e todas as oportunidades de interação podem estimular novas interações com seus serviços, tanto no online, quanto no offline.

Revise os seus canais de comunicação, visite os pontos de interação que o cliente tem com sua empresa e encontre oportunidades de encantá-lo durante a jornada de compras. 

7. Crie conteúdos relevantes

Não crie apenas conteúdos para vender.

Compartilhe informações e eduque seus clientes com dicas de como utilizar ou aproveitar melhor seus produtos. Além de ajudar sua rede de contatos com conhecimento, você ainda poderá posicionar sua empresa como autoridade em algum assunto e aumentar a visibilidade da sua marca, promovendo novas interações. 

Os conteúdos criados por uma empresa sempre funcionam para atrair novos clientes, orientar consumidores e fidelizar uma rede de contatos em qualquer época do ano. 

8. Use as redes sociais

Nos últimos dias o uso das redes sociais e o tempo de permanência dos usuários se multiplicou. Diversas empresas adotaram estratégias e estão utilizando as plataformas de maneira integrada para vender e gerar tráfego em uma loja virtual

Use as redes sociais para compartilhar suas promoções e os novos conteúdos.

Crie ações que façam seus seguidores interagirem com sua marca em stories e publicações na timeline ou feed. Além disso, aposte em hashtags ou uso de palavras-chave para conquistar mais alcance.

E se você chegou até aqui, comece a construir seu planejamento estratégico com as nossas dicas e lembre-se de utilizar seus canais de forma integrada para criar e compartilhar as ações da sua empresa. Todas as ferramentas sugeridas neste post oferecem interatividade e uma gama de métricas para analisar e acompanhar seu público. Por isso, fique de olho e acompanhe sua performance.

Curtiu esse conteúdo? Aproveite para acompanhar as nossas redes sociais e receber mais estratégias para empreender e superar a crise!