De fato, existem muitas estratégias para adotar ao longo de uma carreira como desenvolvedor. Mesmo os Devs que já atuam na área, podem deixar escapar alguns cuidados essenciais para atrair visibilidade ao seu trabalho. 

Para te ajudar de vez, selecionamos estratégias e insights para construir sua marca pessoal, conquistar mais jobs e se manter em destaque no mercado.

Leia o conteúdo e aproveite para fazer um checklist dos seus próximos passos. Vamos lá?

1. Esteja nas redes sociais

Alguns benefícios das redes sociais ainda são inexplorados pelos desenvolvedores. 

A maioria possui apenas perfis voltados para a rotina pessoal, deixando de se apresentar como especialista em desenvolvimento para o público-alvo.

Caso você faça parte do grupo que não possui uma conta profissional, considere adotar a estratégia. 

Ao criar um perfil, você estará mais próximo de potenciais clientes e empresas, ampliará seu marketing pessoal e poderá acompanhar tendências – a força viral das redes sociais também te ajuda a estar por dentro do que há de novo. 

Escolha a opção mais apropriada e crie um perfil que destaque softs e hard-skills

Se você possui um negócio, faça uma conta própria para a sua marca.

Lembre-se de criar conteúdos e usar hashtags para alcançar públicos com interesses em comum.

2. Use plataformas colaborativas

O uso de plataformas colaborativas aumenta a produtividade e contribui com o desenvolvimento de projetos. As aplicações do Google podem servir para agilizar a rotina e estimular a colaboração simultânea entre uma equipe. Google Docs, Planilhas ou Apresentações são alguns dos aplicativos que facilitam a execução remota e otimiza a produção do dia a dia.

Outras ferramentas como Slack, Discord, Github e Docker também facilitam o acompanhamento e desenvolvimento de projetos. 

Adote práticas colaborativas e contribua com ferramentas open source para executar melhorias e dividir seus conhecimentos para toda a comunidade. 

3. Faça parte de comunidades

Diversas comunidades foram criadas para ajudar iniciantes ou mesmo, aqueles que se interessam por um determinado assunto. Atualmente existem comunidades focadas em linguagens, tecnologias e as quais discutem temas sociais como inclusão e diversidade. 

Seja qual for o segmento, é essencial estar inserido e atuar dentro de uma das comunidades do mercado de desenvolvimento.

Você poderá gerar conhecimento, novos projetos, fazer networking e ainda contribuir com discussões e melhorias essenciais para a profissão.

Faça uma pesquisa e conheça quais comunidades podem ser compatíveis com os seus objetivos. Descubra como fazer parte e contribua!

4. Explore segmentos e nichos específicos

Para se conectar com potenciais clientes e encontrar oportunidades de melhorias, é necessário estar por dentro das novidades do segmento em que você atua ou atende. 

Se você oferece serviços digitais, poderá fazer parte de grupos e comunidades da área (marketing digital, empreendedorismo e etc), e também seguir canais e referências mais relevantes do mercado de atuação.  

Dessa maneira, você poderá desenvolver um conhecimento sólido sobre alguns assuntos e sempre apresentar tendências e novidades da área. 

Blogs, comunidades, grupos e fóruns nichados são como ferramentas de benchmarking essenciais para desenvolver e aprimorar seus próprios projetos. 

Faça parte!

5. Desenvolva um portfólio

Mesmo quando desenvolvemos algo mais técnico, precisamos trabalhar a divulgação visual dos elementos e componentes que foram partes do projeto. 

O portfólio de um desenvolvedor é seu principal mural. Nele é possível adicionar jobs, softwares, ferramentas utilizadas e conhecimentos que ajudam a destacar o seu perfil. 

Vale lembrar que todo projeto busca atingir um objetivo de negócio. Será um diferencial mostrar os resultados que uma atualização ou implementação de feature podem trazer.

Existem diversas estratégias para representar o que há de melhor no seu portfólio. Comece destacando os principais serviços e lembre-se de atualizar frequentemente com seus jobs mais recentes.

+Para começar agora: Criando um portfólio de desenvolvedor!

6. Escolha parceiros estratégicos

Independentemente se a solução escolhida para seus projetos é IaaS (Infraestrutura como serviço), PaaS (Plataforma como serviço) ou SaaS (Software como Serviço) , você precisa contar com parceiros que asseguram a qualidade necessária para tudo rodar bem.

É fundamental escolher bons fornecedores para aprimorar o uso de novas tecnologias e otimizar sua capacidade de investimento.

Seus parceiros também serão essenciais para o crescimento do negócio e podem contribuir com o fortalecimento da sua marca perante seus próprios clientes, garantindo excelência no serviço prestado. 

Por isso, escolha parceiros especializados e que tenham uma boa reputação para agregar valor aos seus projetos. 

E então, curtiu o nosso conteúdo? Então aproveite para baixar o “Guia de Sobrevivência Dev” e materiais exclusivos para acelerar sua carreira.