As estratégias que podem destacar o seu negócio no mercado de serviços digitais, na verdade começam antes mesmo da criação de uma proposta para um cliente.

Existem algumas ações que também podem nortear o seu plano de negócios e aprimorar o fluxo de atendimento, desenvolvimento, retenção de clientes e fontes de receitas. 

Confira nesse post as estratégias essenciais para desenvolvedores e agências digitais. Continue a leitura!

1. Domine o seu segmento

Para se destacar no mercado de serviços digitais é preciso possuir um conhecimento avançado no segmento. 

Para aumentar sua visibilidade e autoridade, esteja por dentro das inovações da área, estratégias, processos e cuidados essenciais para o seu cliente ter sucesso.

Dessa maneira, suas propostas podem ser feitas para atender as necessidades do mercado. Seus serviços também poderão ser aperfeiçoados, aumentando as chances de destacar o negócio.

2. Entenda o objetivo do seu cliente

Todo cliente espera que seu problema seja resolvido, simples assim. Seja para começar uma presença digital, conquistar mais visibilidade e gerar oportunidades. Os objetivos e motivações de um cliente podem direcionar algumas ações e estratégias básicas para garantir o retorno que ele espera. 

O ideal é que desde o primeiro atendimento, você possa compreender exatamente como funciona o negócio do seu cliente, para que possam ser cirúrgicos, entregando exatamente o que ele espera de você.

Feito isto, será sua primeira conquista, pois você ganhará a confiança do seu cliente. Sem contar que você terá mais liberdade para trabalhar, alcançar um entendimento dos objetivos e metas estabelecidas. 

A partir disso, você poderá adequar sua proposta e começar a montar o escopo do seu serviço ou aplicação de maneira eficaz. 

Com essa medida você conseguirá entregar resultados de curto, médio e longo prazo. Aprimorando ainda mais a sua entrega, direcionando esforços e otimizando a performance completa do projeto.

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3. Ofereça novos serviços e soluções

Existem duas formas de contribuir com os resultados de um cliente e gerar novas fontes de receita. Confira!

Agregando soluções compatíveis com o projeto

Essa estratégia atua diretamente com o portfólio de serviços que você pode oferecer. Existem alguns softwares que contribuem com o negócio do seu cliente e ainda servem para gerar mais receita.

Se você desenvolve sites ou lojas virtuais, pode sugerir mais serviços no portfólio e oferecê-los como opções potencializadoras como hospedagem de sites, certificado de segurança, e-mail profissional, e-mail marketing, SMTP, meios de pagamentos, entre outros. 

Faça um mapeamento dos serviços que você já oferece e quais soluções podem ser agregadas. Lembre-se de desenvolver seus conhecimentos e realizar testes que possam assegurar a prestação de serviço. 

Preste serviços complementares e auditorias

Todo profissional de serviços digitais precisa possuir conhecimentos básicos sobre o mercado, podendo dividir boas práticas e cuidados para o dia a dia dos clientes e usuários.

É possível sugerir serviços de auditoria, ou seja, oferecer realizar uma análise profissional para revisar a performance do seu cliente, encontrando outras melhorias no projeto.

Essa técnica pode fidelizar o seu cliente e aumentar a sua autoridade no assunto.

Para profissionalizar ainda mais, construa um relatório como parte entregável da auditoria.  

4. Mantenha contato e ofereça suporte

O relacionamento com clientes define o sucesso do seu negócio. Por isso, mesmo em um mercado tão abrangente, é essencial criar relacionamento e fidelizar sua carteira de clientes. 

Mesmo quando concluir o projeto, mantenha o contato e desenvolva uma comunicação recorrente para acompanhar a jornada do seu cliente e encontrar novas iniciativas para aprimorar o projeto. 

Ofereça um canal de suporte para que ele possa retornar quando necessário e esteja disponível para ajudá-lo sempre que possível. 

A experiência de um cliente é um fator determinante para o retorno e recorrência do seu negócio. 

5. Tenha um parceiro de tecnologia

Se você oferece serviços digitais, já deve ter notado que o mais essencial é contar com serviços de qualidade e que entregam o melhor desempenho.

É essencial ter um fornecedor de confiança para garantir a qualidade dos serviços e plataformas que você utiliza. Para isso, é preciso encontrar parceiros que te ofereçam softwares de qualidade, insights de negócios e benefícios que ajudam a desenvolver o seu portfólio e a sua empresa.

A Locaweb Pro, unidade de negócios especializada em desenvolvedores, agências digitais e revendedores é uma das melhores opções para quem quer ingressar no mercado e ter a estabilidade que precisa. 

E se você chegou até aqui e está buscando resultados, chegou a hora de conhecer os benefícios da parceria com a Locaweb Pro. Fale com um especialista e descubra qual é a próxima fase do seu negócio.