A criação de uma loja virtual é um projeto que deve envolver planejamento e mecanismos que visam facilitar a experiência do seu cliente.

No mercado online existem algumas etapas da jornada de compras que exigem recursos que asseguram a navegação de usuários, jornada de compra, gerenciamento de dados e pagamentos, automatizações e comunicação entre um fornecedor e cliente. 

Para te ajudar a se preparar para as suas próximas vendas, confira neste artigo um checklist de segurança para lojas virtuais e revise sua estratégia para integrar e profissionalizar o seu negócio. Confira!

  1. Plataforma e navegação de visitantes

O primeiro passo para assegurar uma loja virtual estável e segura, começa pela definição da sua plataforma de e-commerce. Muitas pessoas acabam não escolhendo ferramentas de qualidade e que tenham serviços integrados para facilitar a criação da loja e administração no dia a dia. 

A Loja Virtual da Locaweb é uma das melhores opções para quem quer criar uma loja sozinho, com segurança, praticidade e custo-benefício.

Outro ponto vital para proteger suas páginas e viabilizar a experiência do usuário, é a utilização de um certificado de segurança. 

Atualmente existem dois modelos:

  • Certificado de Segurança SSL: protege a sua página com a inclusão de um único domínio;
  • Wildcard: trata-se de uma das opções para quem quer estender sua proteção a subdomínios;

Esse conjunto de soluções pode ainda ajudar a ranquear sua página nos principais mecanismos de busca e facilitar a experiência de navegação dos seus visitantes.

  1. Meios de pagamento online

Quem navega e compra pela internet espera encontrar proteção e segurança para iniciar seu fluxo de pagamento. 

Por isso, é preciso ter integrado soluções que ofereçam praticidade e respostas rápidas para análise de crédito e tráfego de dados e informações dos clientes. 

Utilizando um gateway e intermediadores de pagamentos, a análise e autorização das transações financeiras são automaticamente realizadas em segurança para compras e vendas online. 

Além dessas opções, com a Yapay é possível encontrar um ecossistema completo para vender na internet com uma loja virtual e em redes sociais.

+Saiba mais: Soluções para quem vende na internet!

  1. Troca de informações sigilosas

Os dados dos seus clientes ficam automaticamente registrados? Em quais plataformas estão armazenados? Quem está gerenciando as informações e em quais ações os seus contatos estão sendo adicionados?

Além das ferramentas, é preciso aplicar uma política de segurança rigorosa em sua loja virtual.

Esse é um cuidado vital para aumentar a proteção das informações dos seus clientes e assegurar a transparência da sua marca.

Uma das ferramentas mais utilizadas para gerenciamento de informações e envio de notificações transacionais é o SMTP. Trata-se de um disparador de e-mail utilizado para aprovação de compras, status e acompanhamento de pedidos, alertas e notificações acionadas pelo seu próprio visitante ou cliente. 

Diferente de um e-mail marketing, o SMTP automatiza a troca de dados e informações sensíveis que fazem parte do início ao fim de uma jornada de compras.

Aproveite para adicionar em landing pages, formulários e envio de e-mails, os botões de consentimento, permitindo que leads e clientes escolham o que querem receber.

  1. Canais oficiais de comunicação

Se você chegou até aqui, já deve ter notado que não basta apenas criar uma página na internet e começar a vender. 

A imagem que a sua marca transmite é o ímã para atrair e converter potenciais clientes. 

O registro de domínio, e-mail profissional e gerenciadores de atendimento são essenciais para aumentar a sua credibilidade e facilitar a chegada de novos contatos. 

Uma das estratégias adotadas por quem vende online, é utilizar o nome da marca no site e redes sociais da empresa. Dessa maneira, quando pesquisarem pela sua sua página, encontrarão mais facilmente em várias plataformas. 

O mesmo acontece com o e-mail profissional, tornando sua imagem única e credibilizando sua marca. Uma das formas de gerenciar comunicações por e-mail, é a criação de caixas personalizadas para atendimento, vendas, suporte e etc. 

E para otimizar sua rotina, um gerenciador de atendimento como o Desk360, pode servir para centralizar em um único painel todos os atendimentos gerados. 

+Conheça: Loja Virtual Locaweb com domínio, e-mail profissional e certificado de segurança!

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